Biologia | Comunicação de Ciência

Currículo

 
Habilitações
literárias

 

Pós-doutoramento

​Promoção e administração de ciência e tecnologia.

Universidade de Aveiro. Em curso.

 

Doutoramento

​Biologia (Classificação máxima: Aprovado por unanimidade)

Universidade de Aveiro. 2011.

 

Master

​Marketing e comunicação digital (9.38/10 valores)

IMF Business School Madrid, em parceria com Universidad San Pablo. 2016.

 

Licenciatura

​Biologia (17/20 valores)

Universidade de Aveiro. 2005.

Resumo
Línguas

- Português (língua-mãe)

- Inglês (excelente)

- Francês (muito bom)

- Espanhol (bom)

- Alemão (básico)

- Luxemburguês (básico)

 

- Galreamento (dialeto)

 

Conhecimentos

- Gestão e Conservação de Vida Selvagem e Biodiversidade

- Comunicação de ciência

- Educação ambiental

- Ecologia de comunidades e da paisagem

- Ecologia florestal

- Ecologia de invasões

 

- Comunicação digital

- Community management

-Estágio Profissionalizante: Caracterização das comunidades de Vertebrados da Mata Nacional do Buçaco (inventariação e distribuição das espécies de todos os grupos de Vertebrados).

-"Curso de Ornitologia", pelo BioNúcleo da Associação Académica da Universidade de Aveiro, formadores: Dr. António Luís e Dr. João Rabaça, 24 abril a 2 maio 2004.

-"Curso de Iniciação à Anilhagem de Aves", pelo BioNúcleo da AAUA, formadores: Dr. António Luís e Victor Encarnação, 19 a 22 novembro 2004.

-Curso de “Ilustração Científica – Preto e Branco”, pelo BioNúcleo da AAUA, formadores: Drs. Nuno Farinha e Fernando Correia, dezembro 2003.

-Curso de “Ilustração Científica – Cor”, pelo BioNúcleo da AAUA, formadores: Drs. Nuno Farinha e Fernando Correia, março 2004.

- Curso de Iniciação à Biologia da Conservação, organizado pela Associação ALDEIA, decorrido em Bragança a 1 e 2 de outubro de 2005.

- Curso “Planear e executar estudos de seleção de habitat: aplicações em estudos de Impacte e Monitorizações Ambientais”, integrado nos Estudos Avançados da Universidade de Coimbra e coordenado pelo Dr. Jaime Ramos. 12 a 16 de fevereiro 2007.

-"Curso de Iniciação à Anilhagem de Aves", pelo BioNúcleo da AAUA, formadores: Dr. António Luís e Victor Encarnação, 1 e 2 de março 2008.

- Curso teórico-prático “Identificação acústica de morcegos”, lecionado pelo Dr. Hugo Rebelo e organizado pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade do Porto. 5 a 9 de maio 2008.

- Curso “Estimating Animal Abundance”, lecionado por Professor Kenneth Pollock (E.U.A.), Professor Jean-Dominique Lebreton (França) e Professor Theodore R. Simons (E.U.A.); organizado pela Universidade de Évora, de 7 a 9 de julho 2008.

- Curso “Técnico de Recolha de Amostras Biológicas em Aves”, lecionado pelo médico veterinário Dr. Filipe Martinho, organizado Departamento de Formação da Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves, 18 e 19 outubro 2008.

- Curso “Interpretação de indícios de mamíferos terrestres”, lecionado por Benjamin Sanz e organizado pelo Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro. 6 e 7 junho 2009.

- Curso Prático de Construção, Gestão e Monitorização de Charcos para a Vida Selvagem, organizado pela Associação Aldeia e pelo CERVAS. 12 e 13 de março 2011. Gouveia.

- Curso “Participatory forest management as practice and performance”, Universidade de Wageningen, Holanda. 11 a 15 de julho 2011.

- Curso de Ecologia Florestal, na Talentus – Associação Nacional de Formadores e Técnicos de Formação, Coimbra. Classificação final: “Muito Bom”; 95 valores (em 100). dezembro 2011 e janeiro 2012.

- Curso Planos de Gestão Florestal, na Talentus – Associação Nacional de Formadores e Técnicos de Formação, Coimbra. Classificação final: “Muito Bom”; 90 valores (em 100). janeiro e fevereiro 2012.

- Curso de Educador Ambiental, organizado pela Quercus, núcleo da Guarda. 11 e 12 fevereiro 2012.

- Curso de Paginação e Publicação com Adobe InDesign CS5, na UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro. Classificação final: “Excelente”; 9,7 valores (em 10). fevereiro 2012.

- Curso de Gestão Florestal Sustentável, na Talentus – Associação Nacional de Formadores e Técnicos de Formação, Coimbra. Classificação final: “Muito Bom”; 97 valores (em 100). novembro 2012.

- Curso Avançado em Comunicação de Ciência na Science Communication Unit, University of the West of England. março 2013.

- Curso de Botânica, na Fundação Mata do Buçaco. Formadoras: Dras. Rosa Pinho e Lísia Lopes, Herbário da Universidade de Aveiro. 29 e 30 junho 2013.

- Curso “Comunicação Acessível: Design de Comunicação e Linguagens”. Formadores: Filipe Trigo, Maria Vlachou e josélia Neves. Acesso Cultura e Museu de História Natural de Lisboa. 17 fevereiro 2014.

- Formação em Análise Qualitativa com WebQDA. Formadores: Dayse Neri de Souza e Francislê Neri de Souza. Departamento de Educação, Universidade de Aveiro. Abril 2014.

- Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, na RFA Academy, Vila Nova de Gaia. Classificação final: “Excelente”; 97 pontos (em 100). Abril 2014.

- Curso de Escrita em Comunicação de Ciência. Formador: Doutor António Piedade. Casa da Escrita, Coimbra, Maio 2014.

- Curso de introdução às Ciências da Comunicação, pela Universidade de Amesterdão (via Coursera). Aprovado com distinção. Julho e Agosto 2014.

- Communication Training Seminar - Increasing capacity for communicating Natura 2000 sites. LIFE EME project (Efficient Managers for Efficient Natura 2000 Network) & The EUROPARC Federation. 15 -20 Março 2015, Brasov, Roménia.

- "IUCN Red List Training Course" por Axel Hochkirch, Chair of the IUCN SSC Grasshopper Specialist Group & Chair of the IUCN SSC Invertebrate Conservation Sub-Comitee, e Pedro Cardoso, Chair of the IUCN SSC Spider and Scorpion Specialist Group. Lisboa, 3-5 Junho 2015.

 

    Formação
complementar

- 1996 a 1998: Dirigente associativa na Associação Cultural Recreativa e Desportiva CAPICUA.

- Junho a agosto de 2003: Monitora de Educação Ambiental na Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto.

- Setembro de 2004 a julho de 2005: Estágio profissionalizante da Licenciatura em Biologia.

- Desde setembro 2005: Apoio à docência e a orientações científicas na Universidade de Aveiro.

- Desde fevereiro de 2006: Consultora ambiental e técnica em diversas monitorizações e estudos de impacto ambientais, como freelancer e para várias empresas, nomeadamente PGG – Planos Globais de Gestão, BIOTA, Noctula – Modelação e Ambiente:

- Realização da atualização do Estudo de Impacto Ambiental dos Parques Eólicos do Coentral e da Safra nas comunidades de aves e de quirópteros, na Serra da Lousã, de dezembro de 2005 a fevereiro de 2006.

- Inventariação e censos da avifauna na Quinta de São Francisco, Eixo.

- Avaliação do impacto do encerramento das Minas de Vale da Ossa, Montesinho, na comunidade de quirópteros local, 2006.

- Monitorização e avaliação da mortalidade das comunidades de aves e de quirópteros dos Parques Eólicos do Coentral e da Safra, na Serra da Lousã, desde fevereiro de 2007 a dezembro 2009.

- Monitorização e avaliação da mortalidade das comunidades de quirópteros do Parque Eólico de Testos, Castro Daire, desde fevereiro de 2007 a janeiro de 2008.

- Monitorização das comunidades de quirópteros ocorrentes na área de implementação do Parque Eólico de Testos II, Castro Daire, desde setembro 2008 a setembro 2009 (estudo de pré-construção).

- Monitorização das comunidades de aves ocorrentes na área de implementação do Parque Eólico de Testos II e respetiva Linha Elétrica de Alta Tensão em abril e maio 2009 (estudo de pré-construção).

- Monitorização das comunidades de aves e quirópteros ocorrentes na área de implementação do Parque Eólico de Fonte da Mesa II, Lamego, desde fevereiro a julho de 2009 (estudo de pré-construção).

- Avaliação do impacto do alargamento das instalações fabris da Euro-Yser, Zona Industrial de Aveiro, sobre a avifauna, setembro 2010.

- Acompanhamento ambiental (componente Biologia) das obras de construção das infraestruturas de rega e de drenagem do bloco de Pedrógão 3, de junho a agosto 2011.

- De fevereiro de 2006 a junho de 2011: Desenvolvimento de Doutoramento em Biologia na Universidade de Aveiro (Comunidades de vertebrados na Serra do Buçaco e áreas envolventes).

- Desde 2006: Participação em diversos projetos de educação ambiental, científica e divulgação dos valores naturais, para várias instituições.

- Desde 2007: monitora científica, guia de campo ou dinamizadora para diversas entidades (e.g. escolas, Universidade de Aveiro, SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Fundação Mata do Buçaco, Programa Ciência Viva – Biologia no verão, entre outras).

- Desde julho de 2011: pós-doutoramento na área de comunicação e divulgação de ciência, pela Universidade de Aveiro e aplicado na Mata Nacional do Buçaco (inclui colaboração na estratégia de promoção da Mata, coordenação científica das atividades e programas para o público, criação e coordenação do serviço educativo, elaboração de conteúdos de promoção da Mata e respetivo património, estabelecimento de parcerias, coordenação de projetos, etc.).

- Desde agosto 2012: Diretora de Sustentabilidade na empresa Living Place - Animação Turística (Natureza, Lazer, História, Saúde, Artesanato, Ambiente e Desporto).

- Desde outubro 2012: colaboradora regular na empresa Noctula – Modelação e Ambiente.

- Desde Julho 2016: Dirigente associativa na Associação BioLiving.

- Desde Setembro 2017: Coordenadora do Setor de Conservação da Natureza e Educação Ambiental, no Município de Lousada.

Experiência profissional
 
 
 
Outros interesses

- Música

- Canto

- Fotografia

- Cinema

- Literatura

- Jardinagem

- Bricolage

 

- Em 2000: Prémio de Educação Ambiental "Educar para Preservar" – Viagem à Amazónia.

- Maio 2010: 1º lugar "festival música (en)cantada", Filarmónica União Taveirense.

- Setembro 2010: 1º lugar concurso "Tom de Música", Câmara Municipal de Tondela

- Maio 2013: Fundação Mata do Buçaco ganha o prémio “Entidade do Ano 2012”, atribuído pelo Lions Clube da Mealhada, pelo Serviço Educativo (instituído e, à época, coordenado por mim) e trabalho na promoção científico-pedagógica do património da Mata Nacional do Buçaco (trabalho desenvolvido com a minha colaboração).

- Outubro 2014: "Alfred Toepfer Natural Heritage Scholarships". Distinção europeia de conservação da natureza, atribuída pela Federação EUROPARC em colaboração com a Fundação Alfred Toepfer. A obtenção desta distinção foi reconhecida pela Assembleia da República Portuguesa, na pessoa da sua Presidente.

- Janeiro 2015: Projeto Bussaco Digital, onde colaborei na coordenação e produção de conteúdos, finalista dos Green Project Awards, na categoria iIniciativa de Mobilização'.

- Março 2015: Prémio Nacional  Terre de Femmes, pela Fundação Yves Rocher - Institut de France.

- Abril 2015:Prémio internacional Terre de Femmes, Fundação Yves Rocher - Institut de France. Vencedora do Grande Prémio Internacional e também do Prémio do Público.

- Maio 2015: "Cidadã do Ano". por Lions Clube de Mealhada.

- Setembro 2015: "Medalha de Mérito" do Município de Tondela.

- Outubro 2015: Natura 2000 Communications Award, atribuído pela Federação Europarc ao melhor projeto europeu de comunicação para a conservação da natureza - Projeto Bussaco Digital.

- Novembro 2015: Litoral Awards - Categoria Investigação.

Prémios
 
 
Formações
(lecionadas)

- Formação de monitores para a Mata Nacional do Buçaco – componente “Fauna”. novembro 2011. Fundação Mata do Buçaco.

- Curso de Iniciação à Identificação de Aves Florestais, 14 e 15 de abril 2012, Mata Nacional do Buçaco. Fundação Mata do Buçaco e Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

- Workshop “Os morcegos da Mata Nacional do Buçaco”, julho e agosto 2011; julho 2012 e julho 2013, Mata Nacional do Buçaco. Fundação Mata do Buçaco e Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

- Workshop “Os anfíbios da Mata”, 25 maio 2012 e 21 junho 2013, Mata Nacional do Buçaco. Fundação Mata do Buçaco e Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

- Formação em recolha e propagação de plantas autóctones, 17 e 18 novembro 2012, Mata Nacional do Buçaco. Fundação Mata do Buçaco e Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

- Formação em monitorização de anfíbios e répteis. I Seminário de Monitorização de Fauna Selvagem. 5 de abril 2014, Universidade do Minho, Braga.

- Workshop “Design, eloquência, pertinência… Como conseguir apresentações orais e em painel eficazes?”. Curso avançado em comunicação e escrita científica. 28 abril a 2 maio 2014 e Junho 2015. Universidade de Aveiro.

- Workshop “Comunicação digital: as redes sociais ao serviço da ciência”. Curso avançado em comunicação e escrita científica. 28 abril a 2 maio 2014 e Junho 2015. Universidade de Aveiro.

- Formação "Concepção de atividades de Educação Ambiental (metodologias, desenho e implementação)" integrada no Curso de Monitores de Educação Ambiental realizado na Murtosa, de 1 a 4 de agosto de 2014 e organizado pela ASPEA, Associação Portuguesa de Educação Ambiental.

- Formação "Como comunicar de forma eficiente?" promovida pela Living Place com o apoio da Escola Superior de Hotelaria de Coimbra, da Hotur Consultants e do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro. 21 Novembro 2014 e Fevereiro 2015.

- Curso de Introdução à Ilustração Científica - Técnicas a Preto e Branco, promovido pela Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem. 17 Janeiro 2015. Braga, Portugal.

- Workshop "Introdução à Ilustração Científica". XVI Jornadas de Biologia Aplicada. 18 Fevereiro 2015. Universidade do Minho, Portugal.

- Workshop de Identificação e Conservação de Morcegos. Calvão, 16 Maio 2015 e Coimbra, 24 Julho 2015.

- Masterclass "Como comunicar de forma eficiente?" 13 Março 2015. ESSUA - Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.

- Formação "Apresentar para ganhar! Como fazer apresentações bem sucedidas?". Universidade do Porto. 01 Outubro 2015.
 

 
       Outras
competências

- Formadora certificada nº F620792/2014 (Classificação "Excelente").

- Coordenação geral e executiva de projetos e parcerias.

- Divulgação científica: Produção de textos de divulgação e de notícias de ciência.

- Organização de eventos (tais como cursos, eventos lúdicos, encontros de arte, etc.).

- Design e paginação de material pedagógicos, brochuras, livros, etc.

- Ilustração infantil.

- Museologia: Organização, identificação e etiquetagem de coleções de história natural.

- Conhecimentos de estatística e domínio dos softwares estatísticos Primer, MVSP, SPSS, na óptica do utilizador.

- Conhecimentos em tratamento digital de imagem, paginação e elaboração de grafismos – domínio dos softwares Adobe InDesign e Corel Draw, na ótica do utilizador.

- Monitora científica na atividade "Cross Country on Rocks II", no âmbito do programa Ciência Viva – Biologia no verão 2004.

- Monitora científica na atividade “Os vertebrados da Mata Nacional do Buçaco”, integrada no programa “Academia de verão”, da Universidade de Aveiro, julho 2007.

- Monitora científica na atividade “Os mamíferos da Mata Nacional do Buçaco”, integrada no programa “Academia de verão”, da Universidade de Aveiro, julho 2008.

- Monitora científica na atividade “As aves das salinas”, integrada no programa “Histórias a Agua e Sal”, da Universidade de Aveiro, abril e maio 2009.

- Guia de observação de aves na atividade “Observação de aves na Rota dos Laranjais”, decorrida na Serra do Caramulo e organizada pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, abril 2010.

- Monitora científica na atividade “Observação de aves na Mata Nacional do Buçaco”, decorrida na Mata Nacional do Buçaco e organizada pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, maio 2010.

- Monitora científica na atividade “Os vertebrados da Mata Nacional do Buçaco”, integrada no programa “Academia de verão”, da Universidade de Aveiro, julho 2009, julho 2010, julho 2011 e julho 2012.

- Monitora científica na atividade “Observação de aves na Mata Nacional do Buçaco”, decorrida na Mata Nacional do Buçaco e organizada pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e pela Fundação Mata do Buçaco, abril 2011.

- Monitora científica na atividade “Como identificar mamíferos?”, decorrida na Universidade de Aveiro a 22 de novembro de 2011, na Semana da Ciência e Tecnologia.

- Monitora científica na atividade “Biodiversidade das Montanhas”, decorrida na Mata Nacional do Buçaco a 13 de dezembro de 2011, no âmbito do Dia Internacional das Montanhas.

- Consultoria e revisão científica no documentário “Mondego”, realizado em 2011 por Daniel Pinheiro e galardoado com o prémio “Seed of Science Especial 2012”.

- Consultoria, revisão científica e tradução para inglês, no documentário “Entre o céu e as marés”, sobre a avifauna do estuário do Sado, realizado em 2012 por Daniel Pinheiro.

- Consultoria e revisão científica no documentário “O Cante da Terra”, sobre a biodiversidade do Baixo Alentejo, realizado em 2013 por Daniel Pinheiro.

- Comunicação do tema “Ciência para a Liberdade” no Ignite Portugal em Aveiro, 11 Junho 2014.

- Monitora científica na atividade “Criaturas da Noite”, sobre a biodiversidade noturna, organizado por Living Place, Pampilhosa, 13 Junho 2014.

- Monitora científica na atividade de controlo de invasoras organizada por Agora Aveiro - Associação para a Promoção do Cidadão Activo - para o intercâmbio europeu Erasmus + sobre sustentabilidade - WAVE project: Surfing for Environment, Sustainability, Health; 23 Junho 2014, Resrva Natural das Dunas de São Jacinto.

- Monitora científica na atividade “Noite Europeia dos Morcegos”, 27 Junho, Coimbra.

- Monitora científica nas atividades “Aves Urbanas de Coimbra”, organizadas pela Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, 4 e 11 Julho 2014.

- Monitora científica na atividade “Noite Europeia dos Morcegos”, 25 Julho 2014, Parque Ambiental do Buçaquinho.

- Coordenação, preparação, avaliação e gestão de projetos. Experiência com projetos europeus, entre os quais: IMPRINT+, Forest-IN, NGEurope, SHADOWS.

 

 
      Projetos

- Colaboração no projeto "Coastwatch Europe", no ano de 2003, ao efetuar transectos de avaliação ambiental.

- Desenvolvimento do projeto "Atlas das aves nidificantes do Campus da Universidade de Aveiro", no ano de 2004.

- Participação no projeto de Valorização e Requalificação da Mata Nacional do Buçaco, no âmbito da biologia, a decorrer desde 2005. Autoridade Florestal Nacional, Universidade de Aveiro e Fundação Mata do Buçaco.

- Participação na campanha de Censos de Veados na Serra da Lousã, setembro de 2005, setembro de 2006, setembro de 2007 e setembro de 2008.

- Participação no Plano de Ordenamento e Gestão da Mata Nacional do Buçaco, entre 2006 e 2009.

- Participação no projeto “Histórias a Água e Sal”, de fevereiro a julho 2009, Universidade de Aveiro.

- Participação no projeto “Fatores que afetam os padrões sazonais e espaciais de diversidade e atividade de vertebrados em diferentes habitats da paisagem humanizada do BioRia“, de janeiro 2011 a dezembro 2012. Parceiros: Universidade de Aveiro, Câmara Municipal de Estarreja e Observatório Hommes-Milieux.

- Desenvolvimento do projeto “Serviço Educativo da Mata Nacional do Buçaco”. Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e Fundação Mata do Buçaco.

- Participação no projeto “Atlas das Aves Invernantes e Migradoras”, a decorrer desde 2011. Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.

- Participação no projeto “Atlas dos Morcegos de Portugal”, que decorreu de 2010 a 2013.

- Participação no projeto LIFE+ BRIGHT - Bussaco´s Recovery from Invasions Generating Habitat Threats (LIFE10 / NAT/PT/075), de 2011 a 2016: consultora sobre recursos faunísticos e coordenadora operacional (monitorização de fauna e análise da dispersão de sementes por parte de aves e mamíferos). Parceiros: Fundação Mata do Buçaco, Câmara Municipal de Mealhada e Universidade de Aveiro.

- Participação no projeto “Biodiversidade, dinâmicas predador-presa e educação ambiental nas paisagens humanizadas do BIORIA”, em curso desde janeiro 2013. Parceiros: Universidade de Aveiro, Câmara Municipal de Estarreja e Observatório Hommes-Milieux.

- Participação no projeto “Percursos Pedestres de Cacia e Eixo”, Câmara Municipal de Aveiro, desde abril 2013.

- Participação no projeto "Rede de Percursos Pedestres de Penacova", Câmara Municipal de Penacova, 2014.

- Participação no processo de Certificação Florestal da Mata Nacional do Buçaco enquanto Floresta de Alto Valor de Conservação.

- Desenvolvimento do projeto “Bussaco Digital”, parceria entre o Departamento de Biologia, o Departamento de Comunicação e Arte (Universidade de Aveiro) e a Fundação Mata do Buçaco.

- Coordenação do projeto de investigação “A comunicação de ciência como ferramenta de reinserção social” (Universidade de Aveiro).

- Caracterização da fauna do Parque Ambiental do Buçaquinho, Barrinha de Esmoriz, dunas e pinhal litoral do norte do concelho de Ovar.

- Coordenção do projeto de investigação "Perceção pública e conservação de morcegos: a importância da educação ambiental".

- Coordenação do projeto BIO Somos Todos.

- Colaboração no projeto ALJIA -  Plano de Gestão Integrada da Ribeira de Alge. Município de Figueiró dos Vinhos, Universidade de Aveiro, Universidade de Évora, Escola Superior Agrária de Coimbra e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

- Co-elaboração e coordenação do projeto "Imprinting an ecological compensation reasoning on society by means of young citizens - IMPRINT+", financiado pelo programa Erasmus+. 2015 - 2018

 
  Eventos científicos

- Participação no Seminário “Coastwatch 2002”, organizado pela GEOTA e pelo Bionúcleo da Associação Académica da Universidade de Aveiro, em abril maio 2003.

- Participação no Encontro Nacional de Estudantes de Biologia, que decorreu em Lisboa, em março de 2002.

- Participação no Ciclo de Conferências Abertas “Biologia na Noite I” organizado pelo Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e pela Câmara Municipal de Aveiro, decorrido entre abril e junho de 2002.

- Participação no Simpósio “Toxicidades: Noções de Nocivo”, organizado pelo Núcleo de Estudantes de Biologia da Associação Académica de Coimbra, a 7 de março de 2003.

- Participação no Colóquio “Saídas Profissionais para Biólogos. Presente e Futuro”, organizado pelo Bionúcleo da Associação Académica da Universidade de Aveiro e pela Ordem dos Biólogos, a 10 de dezembro de 2003.

- Participação no Ciclo de Conferências Abertas “Biologia na Noite II” organizado pelo Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e pela Câmara Municipal de Aveiro, decorrido entre abril e junho de 2003.

- Participação na Palestra “Anfíbios e Répteis na Universidade de Aveiro”, organizada pelo Bionúcleo da Associação Académica da Universidade de Aveiro, a 3 de dezembro de 2003.

- Participação no Ciclo de Conferências Abertas “Biologia na Noite III” organizado pelo Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e pela Câmara Municipal de Aveiro, decorrido entre abril e junho de 2004.

- Participação no Ciclo de Conferências Abertas “Biologia na Noite IV” organizado pelo Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e pela Câmara Municipal de Aveiro, decorrido entre abril e junho de 2005.

- Participação nas Jornadas “Energía Eólica y Conservación de a Naturaleza”, organizadas pela Plataforma para la Implantación Racional de la Energía Eólica en Euskadi e realizadas em Vitoria-Gasteiz a 24 e 25 de fevereiro de 2007.

- Participação nas Jornadas de Ecologia Aplicada “José Nascimento”, subordinadas ao tema “Rede Natura: desafios à conservação da natureza”, realizadas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro a 24 de abril de 2007.

- Participação nos Seminários Temáticos sobre “Potencialidades e Aplicações práticas de ferramentas informáticas: SPSS, NUD*IST, EndNote e B-ON” integrados no Projeto “Pesquisa, Análise, Compreensão e Gestão da Informação no Ensino Superior - P.A.C.G.I.”, decorridos a 24 de outubro de 2007 na Universidade de Aveiro.

- Participação nas conferências “Via Sacra”, na Mata Nacional do Buçaco, 31 março 2010.

- Participação no Ciclo de Conferências Abertas “Biologia na Noite X” organizado pelo Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e pela Câmara Municipal de Aveiro, decorrido entre abril e junho de 2011.

- Participação no workshop “Produtos e novos usos na Ria de Aveiro”, UA/CIRA/TCP, Universidade de Aveiro, 21 junho 2013.

- Participação no XII Congresso Nacional de Engenharia do Ambiente e 10ª Conferência Nacional do Ambiente, Universidade de Aveiro, 6 a 8 de novembro de 2013.

- World Forum on Natura Capital. Edinburgh. 23-24 November 2015.

 
Apresentações

- Matos, M.; Soares, A.M.V.M.; Morgado, F.; Fonseca, C. “Mastofauna del Bosque Nacional de Buçaco, Centro de Portugal”. VII Jornadas SECEM. 3 a 6 de dezembro 2005. Valência, Espanha. (Apresentação em painel).

- Matos, M.; Luís, A. “Atlas das Aves Nidificantes do Campus da Universidade de Aveiro”. V Congresso de Ornitologia da SPEA. março 2006. Oeiras. (Apresentação em painel).

- Matos, M. “Mata Nacional do Buçaco: da educação ambiental à gestão e exploração sustentada dos recursos biológicos - os Vertebrados”. I Encontro Nacional de Pós-Graduação em Ciências Biológicas & V Simpósio de Pós-Graduação do Dept. Biologia da Universidade de Aveiro. maio 2006. Aveiro. (Apresentação oral).

- Matos, M.; Fonseca, C.; Soares, A.M.V.M. “Valorização e Requalificação da Mata Nacional do Buçaco”. 13º Congresso da APDR / 1º Congresso de Gestão e Conservação da Natureza. 5 a 7 de julho de 2007. Angra do Heroísmo. (Apresentação oral).

- Matos, M.; Fonseca, C. “Amphibians and Reptiles of Buçaco’s National Forest, Centre of Portugal”. 14th European Congress of Herpetology. 19 a 23 de setembro de 2007. Porto, Portugal. (Apresentação em painel).

- Matos, M.; Fonseca, C. “Mammal Checklist of Buçaco’s National Forest, Centre of Portugal”. 5th European Congress of Mammalogy. 21 a 26 de setembro de 2007. Siena, Itália. (Apresentação em painel).

- Pinto N.; Matos M.; Ferreira E.; Fonseca C. “Impact assessment from the shut down of a mining facility in Northern Portugal over the local bat community”. 5th European Congress of Mammalogy. 21 a 26 de setembro de 2007. Siena, Itália. (Apresentação em painel).

- Matos, M. e Fonseca, C. "Mata Nacional do Buçaco: Biodiversidade e Educação Ambiental". IX Jornadas de Conservação da Natureza - FAPAS. 12 e 13 de abril 2008. Viana do Castelo (Apresentação em painel).

- Matos M.; Fonseca C. "Vertebrates of Buçaco's National Forest, Centre of Portugal". XXth International Congress of Zoology. 25 a 30 de agosto de 2008. Paris, França (Apresentação em painel).
- Pinto N.; Matos M.; Ferreira E. "Impact assessment of wind turbines over local winged vertebrate communities". XXth International Congress of Zoology. 25 a 30 de agosto de 2008. Paris, França (Apresentação em painel).

- Matos, M.; Pinto, N.; Fonseca, C. "Comparação das comunidades de quirópteros ocorrentes em diferentes tipos de habitat". 11º Encontro Nacional de Ecologia - SPECO. 20 a 22 novembro 2008. Vila Real, Portugal (Apresentação em painel).

- Pinto, N.M.L.; Matos, M.; Alves da Silva, A.; Alves, J.; Fonseca, C. "The role of fragmented habitats on bat diversity and abundance in a Mediterranean area". Xth International Congress of Mammalogy. 9 a 14 agosto 2009. Mendoza, Argentina (Apresentação em painel).

- Matos, M.; Pinto, N.; Alves da Silva A.; Alves J.; Fonseca, C. "Bat communities in different habitats within a fragmented landscape". 2nd European Congress for Conservation Biology. 1 a 5 setembro 2009. Praga, Republica Checa (Apresentação oral).

- Matos M., Ratola D., Pascoal da Silva L. & Fonseca C. "Which forest variables influence bird diversity and abundance?" 13th World Forestry Congress. 18 a 23 outubro 2009. Buenos Aires, Argentina (Apresentação em painel).

- Milena Matos, Luís Pascoal da Silva e Carlos Fonseca. “A avifauna da Mata Nacional do Buçaco”. VI Congresso de Ornitologia & IV Congresso Ibérico de Ornitologia, da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, 5 a 8 de dezembro 2009, Elvas. (Apresentação em painel).

- Luís Pascoal da Silva, Joana Alves, António Alves da Silva, Pedro Pereira, Milena Matos e Carlos Fonseca. “Ocupação de caixas ninho por Parídeos em diferentes habitats florestais”. VI Congresso de Ornitologia & IV Congresso Ibérico de Ornitologia, da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, 5 a 8 de dezembro 2009, Elvas. (Apresentação em painel).

- Matos, M.; Pinto, N.M.L. e Ferreira, E. “Monitorização da avifauna de um parque eólico em Rede Natura 2000”. VI Congresso de Ornitologia & IV Congresso Ibérico de Ornitologia, da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, 5 a 8 de dezembro 2009, Elvas. (Apresentação em painel).

- Milena Matos, Nuno Lopes Pinto & Carlos Fonseca. “Los murciélagos del Bosque Nacional de Bussaco, Centro de Portugal”. IX Jornadas da Sociedade Espanhola de Conservação e Estudo de Mamíferos (SECEM), 4 a 7 de dezembro 2009, Bilbao, Espanha. (Apresentação em painel).

- Luis Pascoal da Silva, Joana Alves, Milena Matos, Carlos Fonseca. “Rapaces como controladores de pequeños mamíferos en Portugal: el caso de la lechuza común”. IX Jornadas da Sociedade Espanhola de Conservação e Estudo de Mamíferos (SECEM), 4 a 7 de dezembro 2009, Bilbao, Espanha. (Apresentação em painel).

- Pedro Pereira, Milena Matos, António Silva, Luís Silva, Joana Alves & Carlos Fonseca. “Selección de hábitat por mesomamíferos en Bosque Nacional de Bussaco y áreas a su alrededor”. IX Jornadas da Sociedade Espanhola de Conservação e Estudo de Mamíferos (SECEM), 4 a 7 de dezembro 2009, Bilbao, Espanha. (Apresentação oral).

- M. Matos, N. M. L. Pinto, A. Alves da Silva, J. Alves, C. Fonseca. "Diversity of foraging bats in a heterogeneous landscape of Central Portugal". III Jornadas de la SECEMU: Métodos de seguimiento de murciélagos. 20 e 21 de novembro 2010, A Coruña, España (Comunicação oral).

- M. Matos, J. Alves, A. Alves da Silva, C. Fonseca. “Diversidade de aves em habitats humanizados numa paisagem heterogénea”. VII Congresso de Ornitologia da SPEA & I Jornadas Macaronésicas de Ornitologia. 29 a 31 de outubro 2011. Machico, Madeira (Comunicação oral).

- Ramos Pereira M.J., Rainho A., Amorim F., Alves P., Marques J.T., et al. "El atlas de los murciélagos de Portugal.". X Jormadas de la SECEM. 3 a 6 dezembro 2011. Fuengirola, Espanha. (Comunicação em painel).

- Milene Matos e Carlos Fonseca. “Aprender fora de portas: a educação ambiental para a mudança de comportamentos”. XIX Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental. Associação Portuguesa de Educação Ambiental. 8 a 11 março 2012. Câmara de Lobos, Madeira (Apresentação em painel).

- Milene Matos, António Jorge Franco, Luís Jordão e Carlos Fonseca. “Mata Nacional do Buçaco: Apresentação do Serviço Educativo”. XIX Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental. Associação Portuguesa de Educação Ambiental. 8 a 11 março 2012. Câmara de Lobos, Madeira (Apresentação em painel).

- Matos, M.; Moreira-Pinhal, T. C.; Mocito, R. S.;  Jervis, S. ; Paredes, C.; Pires, P. ; Corley, M.; Marabuto, E.; Grosso-Silva, J.M.; Fonseca, C. “O potencial da educação ambiental para o conhecimento científico.” XIX Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental. Associação Portuguesa de Educação Ambiental. 8 a 11 março 2012. Câmara de Lobos, Madeira (Apresentação em painel).

- Moreira-Pinhal, T. C.; Mocito, R. S.;  Jervis, S.; Paredes, C.; Marabuto, E.; Grosso-Silva, J.M.; Pires, P.; Corley, M. F. V. ; Matos, M.; Fonseca, C. “Entomofauna da Mata Nacional do Buçaco.” XIII Jornadas de Conservação da Natureza e Educação Ambiental. FAPAS – Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens. 22 de abril de 2012, Leiria (Apresentação em painel).

- Filipa Ribeiro, Milene Matos, Tamira Cruz, Renato Neves, Filomena Martins e Carlos Fonseca. “Fatores que afetam a nidificação de aves nas salinas aveirenses”. IV Congresso da Fauna Selvagem – WAVES 2012. 28 e 29 de setembro de 2012, Bragança (Apresentação em painel).

- Moreira-Pinhal, T. C.; Marabuto, E.; Mocito, R. S.; Jervis, S.; Paredes, C.; Pires, P.; Corley, M. F. V.; Matos, M.; Fonseca, C. “Avanços no estudo dos Lepidoptera da  Mata Nacional do Buçaco (Portugal).” IV Congresso da Fauna Selvagem – WAVES 2012. 28 e 29 de setembro de 2012, Bragança (Apresentação em painel).

- M. Matos, N. Lopes Pinto, M. J. Pereira & C. Fonseca. “Triggering bat detectors: automatic vs. manual mode.” IV Jornadas de la SECEMU. 8 e 9 dezembro 2012, Granollers, Espanha (Apresentação em painel).

- Milene Matos, Paulo Trincão, Amadeu Soares e Carlos Fonseca. “Investigação e Inovação em Educação Ambiental: alguns casos de estudo.” XX Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental. Associação Portuguesa de Educação Ambiental. 17 a 19 janeiro 2013. Leiria. (Comunicação oral).

- Milene Matos, Joana Alves, António Alves da Silva, e Carlos Fonseca. “Gestão florestal e agricultura: que lugar para a conservação da biodiversidade?” 7º Congresso Florestal Nacional. Sociedade Portuguesa de Ciência Florestais, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Escola Superior Agrária de Bragança. 5 a 8 de junho de 2013, Vila Real e Bragança (Comunicação oral).

- Ricardo Mocito Santos, Milene Matos, Tatiana Moreira e Carlos Fonseca. “Caracterização da comunidade entomológica de um ambiente rural no mosaico agroflorestal do Centro de Portugal”. Congresso Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO), 17 a 19 junho 2013. Bragança. (Comunicação em painel).

- Milene Matos, Nelson Matos e José Carlos Mota. “Biodiversidade: que lugar na agenda territorial do futuro.” Conferência Internacional ‘Europa 2020: retórica, discursos, política e prática’. 5 e 6 de julho 2013. Universidade de Aveiro (Comunicação oral).

- Milene Matos e Nelson Matos. “Mata Nacional do Buçaco: modelo de desenvolvimento sustentável, inteligente e inclusivo “. ObservaNatura 2013. 12 e 13 outubro 2013, Herdade da Mourisca, Setúbal (Comunicação oral).

- Milene Matos, André Aguiar, Maria João Ramos Pereira & Carlos Fonseca. Morcegos na Mata Nacional do Buçaco: investigação e educação ambiental. II Jornadas Quiropterianas, sob co-organização da Fundação Cultursintra, Federação Portuguesa de Espeleologia e Associação dos Espeleólogos de Sintra. 26 e 27 outubro 2013, Quinta da Regaleira, Sintra (Comunicação oral).

- Milene Matos, Nuno Lopes Pinto, Maria João Ramos Pereira & Carlos Fonseca. Triggering bat detectors: automatic vs. manual mode. II Jornadas Quiropterianas, sob co-organização da Fundação Cultursintra, Federação Portuguesa de Espeleologia e Associação dos Espeleólogos de Sintra. 26 e 27 outubro 2013, Quinta da Regaleira, Sintra (Comunicação oral).

- M. Matos, M. Alves, M. J. Pereira, S. Marques, I. Torres & C. Fonseca. El aguilucho lagunero, un cazador certero. Potencial de las egagrópilas de rapaces diurnas para el estudio de micromamíferos. XI Congreso de la SECEM - Sociedad Española para la Conservación y Estudio de los Mamíferos. 5 a 8 dezembro 2013. Avilés, Asturias (Comunicação em painel).

- L. Pereira, M. Matos, P. Maia, A. Vasques e C. Fonseca. Especies nativas e invasoras del bosque: potencial de los mamíferos carnívoros en la propagación y control de las semillas. XI Congreso de la SECEM - Sociedad Española para la Conservación y Estudio de los Mamíferos. 5 a 8 dezembro 2013. Avilés, Asturias (Comunicação oral).

- M. Matos, N. Lopes-Pinto, M. J. Pereira & C. Fonseca. Detección de murciélagos: hombre vs. máquina. XI Congreso de la SECEM - Sociedad Española para la Conservación y Estudio de los Mamíferos. 5 a 8 dezembro 2013. Avilés, Asturias (Comunicação oral).

- André Aguiar, Milene Matos e Carlos Fonseca. Influência de ações de controlo e erradicação de espécies de flora invasora na comunidade de aves. VIII Congresso de Ornitologia da SPEA. 1 a 4 março 2014, Almada, Portugal (Comunicação em painel).

- Michelle Alves, Milene Matos, Joaquim Pedro Ferreira, Sara Marques, Inês Torres e Carlos Fonseca. A águia-sapeira (Circus aeruginosus) no Baixo Vouga Lagunar: dieta, uso e seleção de habitat. VIII Congresso de Ornitologia da SPEA. 1 a 4 março 2014, Almada, Portugal (Comunicação oral).

- Sofia Jervis, Carlos Fonseca, Milene Matos. Ciência e sociedade: a comunicação de ciência como base para a sustentabilidade. Congresso de Comunicação de Ciência SciCom PT 2014. 3 e 4 Junho 2014, Universidade do Porto, Portugal (Comunicação em painel).

- Inês Torres, Milene Matos, Michelle Alves, Carlos Fonseca, Eduardo Ferreira. Amphibians in a human-altered wetland landscapes: water matters, even when there is plenty. XIII Iberian Congress of Herpethology, University of Aveiro. 30th September - 4th October 2014. Aveiro, Portugal (Poster presentation).

- Milene Matos, Lúcia Lopes & Carlos Fonseca.Casos de sucesso em tempos de crise: o serviço educativo da Mata Nacional do Buçaco. III Congresso Lusófono de Educação Ambiental. 8-10 Julho 2015. Murtosa, Portugal (Comunicação oral).

- Sofia Jervis, Carlos Fonseca, Milene Matos. Quando a educação ambiental muda vidas: a ciência e natureza enquanto ferramentas de reinserção social. III Congresso Lusófono de Educação Ambiental. 8-10 Julho 2015. Murtosa, Portugal (Comunicação oral).

- Milene Matos, André Aguiar, Carlos Fonseca. Immediate bird responses to windstorm disturbance: a case study from Bussaco National Forest, Central Portugal. 27th International Congress for Conservation Biology & 4th European Congress for Conservation Biology. 2-6 Agosto 2015, Montpellier, France (Comunicação em painel).

- Milene Matos, André Aguiar, Sónia Guerra, Lísia Lopes, Rosa Pinho and Carlos Fonseca. Can intense control of invasive species do more harm than good? A case study from Bussaco National Forest, central Portugal.

33rd International Union of Game Biologists Congress. 24-27 Agosto 2015. Puebla, Mexico (Comunicação em painel).

- Cátia Paredes, Carlos Fonseca & Milene Matos. Potencial del ratón de campo Apodemus sylvaticus para el control de Acacia sp. XII Congreso de la SECEM. 4-7 December 2015. Burgos, Espanha (Comunicação oral).

- Nuno Lopes-Pinto & Milene Matos. Los murciélagos del entorno urbano de la ciudad de Aveiro. XII Congreso de la SECEM. 4-7 December 2015. Burgos, Espanha (Comunicação em painel).

- Soutinho, J. G.; Moreira-Pinhal, T.C.; Fonseca, C. & Matos,M. 2015. Caracterização da comunidade de escaravelhos saproxílicos nos diferentes habitats florísticos da Mata Nacional do Buçaco. Encontro sobre Biodiversidade e Conservação de Invertebrados em Portugal (EBCI). 12 e 13 de Dezembro de 2015. Seia, Portugal (Comunicação em painel).

- Moreira-Pinhal, T. C.; Santos, R. M.; Marabuto, E.; Jervis, S.; Paredes, C.; Santos, E.; Pires, P.; Soutinho, J. G.; Oliveira, A. E.; Gonçalves, A. R.; Fonseca, C. & Matos, M. Invertebrados da Serra do Buçaco: um século e meio de história natural. Encontro sobre Biodiversidade e Conservação de Invertebrados em Portugal (EBCI). 12 e 13 de Dezembro de 2015. Seia, Portugal (Comunicação em painel).

- Soutinho, J. G.; Moreira-Pinhal, T. C.; Fonseca, C.; Matos, M. Characterization of the saproxylic beetles community in different floristic habitats of Bussaco National Forest, central Portugal. 9ª Edição IJUP – Encontro Investigação Jovem, 17-19 de Fevereiro de 2016. Porto, Portugal (Comunicação em painel).

- Milene Matos, Sónia Nabais e Paulo Nabais. Cooperar para melhor educar. O caso ‘BIO Living’. XII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental (ASPEA). 8 - 10 Abril 2016, Viseu (Comunicação oral).

- Milene Matos, Eduardo Ferreira, Rosa Pinho, Lísia Lopes, João Carvalho, Maria João Antunes, Pedro Amado, Pedro Beça, Manuel Nunes, Artur Pinto, Carlos Fonseca. Projeto IMPRINT+: Da consciência da pegada ecológica à cidadania sustentável. XII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental (ASPEA). 8 - 10 Abril 2016, Viseu (Comunicação oral).

- Pedro Martins, Milene Matos, Isabel Dias, Filipe Silva, Fábia Pinto Azevedo, Filomena Barros, Verónica Fernandes Bogalho, Ricardo Brandão, Daniela Costa, Samuel Crespo Infante, Sara Lóio, Hugo Lopes, Eva Isabel Palma, Rocío González Peñuela, Maria João Ramos Pereira, Vanessa Soeiro e Carlos Fonseca. Causas de admissão de aves nos centros de recuperação de animais selvagens em Portugal continental - Um estudo retrospetivo. IX Congressode Ornitologia da SPEA e VI Congresso Ibérico de Ornitologia. 23 - 25 Abril 2016. Vila Real, Portugal (Comunicação oral).

- Milene Matos. Know your enemy. The influence of contact with nature in the knowledge and attitude towards alien invasive species. European Workshop on Control and Eradication of Invasive Alien Plant Species. 19 - 21 April 2016. Budapest, Hungary (Comunicação oral).

 

 
Comunicações
  por convite

- Casa Aberta “Reciclagem consciente é a garantia de um futuro decente” organizada pela Associação Betel, em Ponte de Vagos, a 17 de novembro de 2005.

- Casa Aberta “A reutilização criativa do papel, do jornal e do plástico” organizada pela Associação Betel, em Ponte de Vagos, a 15 de novembro de 2005.

- Palestra “Percurso de um biólogo”, organizada pelo Departamento de Ciências Naturais da Escola Secundária de Tondela. 5 junho 2009.

- “Seminário sobre a fauna e a flora da Mata Nacional do Buaçaco”, decorrido na Mata Nacional do Buçaco e organizada pela Fundação Mata do Bussaco, maio 2010.

- Comunicação “Florestas e bichos: o papel de diferentes florestas na conservação de Vertebrados”, para o “I Encontro da Floresta” decorrido na Universidade de Aveiro, 25 a 27 novembro 2011.

- Comunicação “Maravilhosos Morcegos”, para a Semana da Ciência da Escola Secundária José Estêvão, Aveiro. 24 a 30 novembro 2011.

- Palestra “Biodiversidade e espécies ameaçadas”, para a Escola Secundária Mário Sacramento, Aveiro. 6 de março 2012.

- Comunicação “Mata Nacional do Buçaco - Sinergias positivas entre o turismo, a natureza e a educação ambiental”, no 4º Encontro de Educação e Turismo Ambientais, organizado pela Sociedade Portuguesa para o Desenvolvimento da Educação e do Turismo Ambientais. Bucelas, 20 de abril 2012.

- Palestra “A importância do Buçaco no contexto europeu”, nas Jornadas “Nós, a Europa e o Mundo”, Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca, Sabugal,16 maio 2012.

- Comunicação “Mata Nacional do Buçaco: hotspot de biodiversidade”, no 2º Workshop CESAM “A biodiversidade perante as alterações ambientais”. Universidade de Lisboa, 29 junho 2012.

- Comunicação “A Vida Selvagem no Candal”, organizado por Living Place, Trilhos de Xisto e Casa Cimeira, 5 e 6 outubro 2012, Candal, Serra da Lousã.

- Comunicação “O Serviço Educativo da Mata Nacional do Buçaco”, no Seminário Nacional Eco-Escolas 2013, organizado pela Associação Bandeira Azul da Europa. Águeda, 25 a 27 de janeiro 2013

- Comunicação “Contos e ditos sobre bichos que andam por aí”, 21 fevereiro 2013, Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Matosinhos.

- Comunicação “Factors affecting the seasonal and spatial patterns of vertebrate diversity and activity in different habitats of the humanized landscape of BioRia”. 4ème Réseau des Observatoires Hommes-Mileux (4º encontro OHM). 18 junho 2013. Universidade de Aveiro.

- Comunicação “BioRia – Conhecer para Valorizar” por Maria João Ramos Pereira, Joaquim Pedro Ferreira, Rita Gomes Rocha, Eduardo Ferreira, Milene Matos, Eduardo da Silva Mendes, Sara Marques, Inês Salgueiro Torres, Michelle Alves, Victor Bandeira e Carlos Fonseca. Seminário “O capital natural como fonte de desenvolvimento económico”. 12 julho 2013. Estarreja.

- Comunicação “Projeto BRIGHT: contributo para a educação ambiental e promoção da cultura científica.” III Sement Event. 23 novembro a 1 dezembro 2013, Mata Nacional do Buçaco.

- Comunicação “Ciência e sociedade: a comunicação de ciência como base para a sustentabilidade.” XV Jornadas de Biologia Aplicada, Universidade do Minho. 20 fevereiro 2014, Braga.

- Comunicação “Mata Nacional do Buçaco e Projeto Life + BRIGHT: a sustentabilidade para além do controlo de invasoras”. ObservaRia. 12 e 13 abril 2013, Estarreja.

- Milene Matos, Eduardo Ferreira, Joaquim Pedro Ferreira, Maria João Ramos Pereira, Rita Rocha, Victor Bandeira, Eduardo Mendes, Inês Torres, Michelle Alves, Sara Marques, Daniela Maia e Carlos Fonseca. Comunicação “Baixo Vouga Lagunar: a dinâmica homem-natureza como potenciadora da biodiversidade”. ObservaRia. 12 e 13 abril 2013, Estarreja.

- Comunicação “A Floresta como indutora/promotora da Educação e Cultura Científica”. 1º Simpósio “Viver a Floresta – diferentes visões para os recursos endógenos renováveis”. 6 Junho 2014, Mata Nacional do Buçaco.

- Comunicação “Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara. O papel da ilustração na conservação da natureza." Ambiente Imagens Dispersas - Ovar. 08 Novembro 2014.

- Comunicação "A ciência e a natureza como ferramentas de reinserçao social”. 4º Sement Event, Fundação Mata do Buçaco. 22 Novembro 2014.

- Comunicação "A gestão da paisagem portuguesa e seus efeitos na conservação da biodiversidade". 13 Abril 2015, 1º Biologia em Prática. Departamento de Biologia, Universidade de Aveiro.

- TEDx Aveiro "Fazer da calamidade... Oportunidade. Histórias de Amor e Ciência". 23 Maio 2015.

- Comunicação “Mata Nacional do Buçaco: dos deuses ao Homem. Um reduto inestimável para a biodiversidade da região.” Ciclo de palestras sobre Biodiversidade, promovido pela ADEARV - Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro. 29 Outubro 2015.

- Comunicação “Quando, em conservação, a ficção supera a realidade. O caso particular da conservação dos morcegos.” CICLOne de Conferências do evento Ambiente Imagens Dispersas, Ovar. 15 Novembro 2015.

- Comunicação “Espécies exóticas invasoras: belas e perigosas.” CICLOne de Conferências do evento Ambiente Imagens Dispersas, Ovar. 15 Novembro 2015.

- Comunicação “Imprinting an ecological compensation reasoning on society by means of young citizens - IMPRINT+”. 5º Sement Event, promovido pela Fundação Mata do Buçaco. 20 Novembro 2015.

- Comunicação "Contos e ditos sobre herpetobichos: desmistificando crenças infundadas sobre anfíbios e répteis” inserida no Ciclo de Palestras "Anfíbios e répteis: vítimas, vilões ou sobreviventes?". Organização: departamento de Biologia da Universidade de Aveiro & Associação Portuguesa de Herpetologia. 26 Novembro 2015.

- Comunicação "A importância das decisões certas no tempo certo", inserida no ciclo de palestras "Conhece Mais, Conhece-te Melhor" promovido pelo Núcleo de Estudantes de Gestão, Universidade de Aveiro. 15 Fevereiro 2016.

- Comunicação "Voluntariado ambiental: A união faz o verde?", inserida no ciclo de palestras "VOU pela Natureza" promovido pelo Núcleo de Estudantes de Biologia, Universidade do Porto. 17 Março 2016.

- Comunicação "Floresta: muito mais do que verde - Uma garantia de Sustentabilidade" inserido no Seminário "A Floresta Somos Nós" organizado pelo Município de Tondela. 18 Março 2016.

- Comunicação "BIOmotivAÇÃO: queremos mudar o mundo?" Encontro Nacional de Estudantes de Biologia. Coimbra, Portugal. 22 Março 2016.

- Comunicação "Voluntariado ambiental: A união faz o verde?" Seminário "Juventude, Ambiente e Voluntariado". Escola Profissional de Aveiro. Sever do Vouga, Portugal. 3 Maio 2016.

 

 
Publicações
Livros

- Milena Matos e António Luís. 2006. Aves da Quinta de São Francisco. Edição do Instituto Raiz - Grupo Portucel Soporcel.

- Milena Matos e António Luís. 2007. Um Campus Natural. Atlas das Aves Nidificantes do Campus da Universidade de Aveiro. Edição da Universidade de Aveiro / Edições Afrontamento.

- Ilustração e revisão científica do livro “Os Eucaliptos e as Aves da Quinta de São Francisco”. Edição do grupo Portucel Soporcel. 2007.

- Dias, L. e Matos, M. 2012. Livro infantil Os Duendes na Mata do Bussaco. Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e Edições Afrontamento.

- Rosa Pinho, Sónia Guerra e Lísia Lopes (Flora); Mário Carmo e Milene Matos (Fauna). 2014. Biodiversidade da Praia da Vieira in Guia da História e Natureza da Praia da Vieira. Município da Marinha Grande.

- Milene Matos. 2015. Amor Natura. Love Natura. ISBN 978-989-20-5975-4

- Matos, M. and Moreira, T. (Fauna); Lopes, L., Maia, P. and Pinho, R. (Flora). 2016. Guia de Campo Flora e Fauna do Adernal. Mata Nacional do Bussaco. Edições Afrontamento.

- Milene Matos e Fedra Santos. 2017. O espantoso recordatório de factos adoráveis sobre os incríveis animais de Lousada. Câmara Municipal de Lousada.

Capítulos de livros

Matos, M. 2013. Morcego de Kuhl. Pipistrellus kuhlii. Pp. 43 - 44. in Rainho, A., Alves, P., Amorim, F., Marques, J.T. (Coords.) 2013. Atlas dos morcegos de Portugal Continental. PP. 76 + x. Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

 

Matos, M., Pereira, M.J., Pereira, R. e Fonseca, C. Capítulo 16. Métodos e técnicas de estudo de vertebrados voadores. Pp. 365 – 384. in Morgado, F. e Soares, A. (Eds.) 2016. Temáticas e métodos avançados para o ensino e investigação em biologia. Coleção Biologicando [série especial PPEMBA, UNILÚRIO, nº 5]. Edições Afrontamento e Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

 

Matos, M., Ferreira, J.P., Soares, A. e Fonseca, C. Capítulo 25. Comunicação e divulgação de ciência. Pp. 573 - 590. in Morgado, F. e Soares, A. (Eds.) 2016. Temáticas e métodos avançados para o ensino e investigação em biologia. Coleção Biologicando [série especial PPEMBA, UNILÚRIO, nº 5]. Edições Afrontamento e Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

 

Elizabete Marchante, Aida Pupo, Albano Figueiredo, Ana Sofia Lino Vaz, Conceição Almeida, Maria Cristina Morais, Maria Rosário Fernandes, Marisa da Silva Graça, Marta Pinto, Miguel Sequeira, Milene Matos, Paula Canha, Rui Figueira, Hélia Marchante . Early detection and protection. In: Invasive Species in Portugal. (to publish in 2017 by AliensWatch and ICNF).

Milene Matos. Rouxinol-bravo, Cettia cetti. In: Atlas das Aves Invernantes e Migradoras de Portugal (to publish in 2017 by Sociedade Portuguesa de Estudo das Aves).

 

Milene Matos. Milheirinha, Serinus serinus. In: Atlas das Aves Invernantes e Migradoras de Portugal (to publish in 2017 by Sociedade Portuguesa de Estudo das Aves).

 

Milene Matos. Melro-preto, Turdus merula. In: Atlas das Aves Invernantes e Migradoras de  Portugal (to publish in 2017 by Sociedade Portuguesa de Estudo das Aves).

 

 

Artigos em revistas com arbitragem científica

- Matos, M.;  Soares, A.M.V.M.; Morgado, F. e Fonseca C. 2007. Mastofauna del Bosque Nacional de Buçaco (Centro de Portugal). Galemys 19: 45 – 59.

- Milena Matos, Nuno Lopes Pinto e Carlos Fonseca. 2012. Los murciélagos del Bosque Nacional de Bussaco, Centro de Portugal. Galemys 23: 55 – 60.

- Pereira, P., Alves da Silva A., Alves J., Matos, M. and Fonseca C. 2012. Coexistence of carnivores in a heterogeneous landscape: habitat selection and ecological niches. Ecological Research, 27 (4): 745-753.

- Matos, M. 2012. Diversidade de Vertebrados na Serra do Buçaco e áreas envolventes. Ecologi@ - Revista Online da Sociedade Portuguesa de Ecologia 4: 76-77.

- M. Matos, N. Lopes Pinto, M. J. Ramos Pereira and C. Fonseca. 2013. Triggering bat detectors: automatic vs. manual mode. Mammalia, 77 (4): 461–466.

- Alves, M., Ferreira, J.P., Torres, I., Fonseca, C. and Matos, M. 2014.

Habitat use and selection of marsh harrier Circus aeruginosus in an agricultural-wetland mosaic. Ardeola, 61(2): 351-366.

- Matos, M., Alves, M., Ramos Pereira, M.J., Torres, I., Marques, S., Fonseca, C. 2015. Clear as daylight: analysis of diurnal raptor pellets for small mammal studies. Animal Biodiversity and Conservation, 38: 37-48.

- Inês Torres, Milena Matos, Michelle Alves, Carlos Fonseca & Eduardo Ferreira. Amphibians in a human-altered wetland landscape: water matters, even where there is plenty. The Herpetological Journal. In press.

 

 

Artigos em revistas de divulgação

- Matos M. 2011. Mata Nacional do Buçaco: um oásis de biodiversidade. Pampilhosa – Uma terra e um povo, 30: 23 – 31.

- Pinho R, Lopes L, Matos M. 2011. A verde relíquia do Buçaco. Pampilhosa – Uma terra e um povo, 30: 11 –14.

- Filipa Ribeiro, Milene Matos, Tamira Cruz, Renato Neves, Filomena Martins, Luís Galiza e Carlos Fonseca. 2013. Fatores que afetam a nidificação de aves nas salinas aveirenses. Patrimónios, 10: 97 – 110.

- Milene Matos, Paulo Trincão, Amadeu M.V.M. Soares e Carlos Fonseca. 2013. Mata Nacional do Buçaco: a natureza escondida.  Patrimónios, 10: 169 – 184.

- Milene Matos. 2013. Aves pelos Ares da Mata Nacional do Buçaco. Pardela, 47: 21-23.

- Milene Matos. 2015. Dos deuses e do homem… Mata Nacional do Buçaco. Quercus Ambiente, 70: 24.

- Milene Matos. 2015. Voando entre a terra e o mar… As aves da Ria de Aveiro. Pardela. In press.

- Michelle Alves, Milene Matos e Carlos Fonseca. 2015. Baixo Vouga Lagunar: importância ecológica e o seu uso por um predador de topo. Patrimónios, 11 (in press).

 

Outras publicações

- Brochura “Do sapal se fazem marinhas de sal – Fauna e Flora”. Departamento de Biologia, Universidade de Aveiro, abril 2009.

Brochura “Buçaco – um majestoso arboreto”. Departamento de Biologia, Universidade de Aveiro, abril 2011.

- Desdobráveis temáticos dos trilhos pedestres da Mata Nacional do Buçaco (Desdobrável Geral, Trilho Militar, Trilho da Natureza, Trilho da Água, Trilho da Via Sacra, Trilho da Floresta Relíquia). Universidade de Aveiro e Fundação Mata do Buçaco. 2011 e 2012.

- Mini-guias de campo de Aves, Anfíbios, Mamíferos e Cogumelos da Mata Nacional do Buçaco.

- Diversos artigos de opinião e sobre questões ambientais na imprensa da região Centro (e.g. Folha de Tondela, Diário de Aveiro, Diário As Beiras, Jornal da Mealhada).

- Guerra S., Aguiar A., Matos M., Lopes L., Pinho R., Silveira P. e Fonseca C. (2012). BRIGHT – Bussaco´s recovery from invasions generating habitat threats (LIFE10/NAT/PT/075). Ação E.2 - Monitorização e Avaliação de Resultados do Projeto. Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro. Relatório de progresso. 43 pp. 

- Aguiar, A.; Guerra, S.; Matos, M.; Lopes, L.; Pinho, R.; Pereira, L.; Moreira-Pinhal, T.C.; Silveira, P e Fonseca, C. (2013). BRIGHT – Bussaco´s recovery from invasions generating habitat threats (LIFE10/NAT/PT/075). Ação E.2 - Monitorização e Avaliação de Resultados do Projeto. Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro. Relatório de progresso. x + 147 pp. 

- Milene Matos, Sónia Guerra, André Aguiar, Lísia Lopes, Rosa Pinho, Lúcia Pereira, Tatiana Moreira-Pinhal, Eduardo Batista, Paulo Silveira e Carlos Fonseca (2014). Relatório de Progressos nº 2. Ação E.2 - Monitorização e Avaliação de Resultados do Projeto BRIGHT – Bussaco´s recovery from invasions generating habitat threats (LIFE10/NAT/PT/075). Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro. x + 182 pp. 

 
Exposições

- Exposição de ilustração científica em nome individual “Os bichos por seu ponto e risco”. Esteve patente na Fábrica - Centro Ciência Viva, Aveiro, de 19 novembro 2010 a 19 de janeiro 2011.

- Exposição coletiva de ilustração científica e fotografia de natureza “Água com Vida”. Esteve patente no Museu da Cidade de Aveiro, de 1 a 30 de abril 2011.

- Exposição coletiva de ilustração científica e fotografia de natureza “Floresta portuguesa: um olhar mais atento”. Esteve patente no Museu de Aveiro – Santa Joana Princesa, de 17 novembro a 4 de dezembro 2011.

- Exposição “A Floresta Portuguesa – Um Olhar Mais Atento”. Fotografia: Lísia Lopes; Textos Flora: Rosa Pinho e Lísia Lopes; Textos Fauna: Milene Matos. Esteve patente na Mata Nacional do Buçaco de 7 junho a 5 julho 2013.

- Exposição “Os Cogumelos da Mata Nacional do Buçaco”. Fotografias: Lísia Lopes, André Aguiar e Lúcia Lopes. Textos: André Aguiar, Eduardo Batista e Milene Matos. Esteve patente na Mata Nacional do Buçaco em novembro 2013.

- Exposição de ilustração em nome individual “Os bichos por seu ponto e risco”. Esteve patente no Cine Teatro Municipal Messias, Mealhada, de 10 de janeiro a fevereiro 2014.

- Exposição de ilustração em nome individual “Os bichos por seu ponto e risco”. Esteve patente na Livraria Bertrand, Fórum Aveiro, de 14 a 27 março 2014.

- Exposição de ilustração em nome individual “Os bichos por seu ponto e risco”. Esteve patente no Parque Ambiental de Buçaquinho, Esmoriz, de 4 abril a 18 maio 2014.

- Exposição de ilustração científica em nome individual "Um outro olhar sobre...Os Bichos". Patente na Biblioteca Municipal de Tondela, Tondela, de 28 novembro a 31 dezembro 2014.

- Exposição de fotografia "Amor Natura", patente na reitoria da Universidade de Aveiro, de 4 a 30 Novembro 2015.

- Exposição de fotografia "Amor Natura", patente na Biblioteca Municipal de Tondela, de 4 Janeiro a 5 Fevereiro 2016.

Milene Matos

PT | EN

Follow me

 

 

 

  • facebook
  • LinkedIn Clean

©

 

©2014 Milene Matos

Todos os direitos reservados.