Biologia | Comunicação de Ciência

Associação BioLiving

 

A Associação BioLiving surge como evolução natural do projeto BIO Somos Todos e visa promover a sustentabilidade, fomentando o contacto e o respeito pela natureza e proporcionando oportunidades educativas.
Natureza e Educação para todos. Por um mundo mais justo e sustentável.

 

Este projeto foi distinguido com o prémio TERRE DE FEMMES 2015 nacional e internacional, e ainda pela escolha do público, sendo assim apoiado pela Fundação Yves Rocher - Institut de France.

 

Conheça os restantes parceiros do projeto.

 

O projeto é aberto a todos os que queiram participar ou apoiar! Leia os testemunhos de quem já contactou connosco.

Acompanhe o nosso facebook, youtube, ou contacte-nos pelo email geral.bioliving@gmail.com.

 

Algumas iniciativas

Ação social
Participação pública
Sensibilização| Conservação
Ações permanentes

O que fizemos no último ano?

Trabalhos BioLiving 2015-2016.

A Associação BioLiving nasceu oficialmente em Julho de 2016, estando sediada em Frossos, Albergaria-a-Velha.

Ainda sem estarmos constituídos como entidade oficial, desenvolvemos trabalho de terreno que inclui a plantação de mais de 2000 árvores, o restauro de 4ha para a conservação da natureza, o envolvimento de mais de 1500 voluntários de todas as idades, projetos de inclusão e educação, e o financiamento de bolsas de estudo.

Rede Portuguesa de Monitorização da Vaca-Loura

Projeto de ciência-cidadã.

A vaca-loura é um escaravelho protegido, de grande importância ecológica e que urge preservar! O seu habitat - florestas mistas com carvalhos - é cada vez mais reduzido e fragmentado. Para podermos estruturar as ações de conservação mais adequadas para esta espécie precisamos de ter mais informação sobre a sua distribuição.

Você pode ajudar!

Saiba mais sobre a espécie, adote um transeto e ajude-nos a fazer ciência da conservação.

O voluntariado científico é a base deste projeto. Contamos consigo!

Saiba tudo no site do projeto.

Amor Natura

Exposição fotográfica

Exposição de fotografia "Amor Natura”, organizada e promovida por Milene Matos, é uma mostra que reúne uma coleção de 40 fotografias, da autoria de Bernardo Conde, com pessoas num cenário natural (floresta, dunas, lagoa, etc), acompanhadas de um testemunho escrito acerca da forma como o contacto com a natureza mudou a sua perceção sobre os valores naturais ou a sua própria vida.

 

CALENDÁRIO

Aveiro, 4 a 30 Novembro 2015, Reitoria da Universidade

Tondela, 4 Janeiro a 5 Fevereiro 2016, Biblioteca Municipal

Águeda, 13 Fevereiro a Abril 2016, Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro

Estarreja, Maio 2016, BioRia

Alcobaça, Outubro 2016

 

 

Há Ciência na Província

À 5ª feira, no programa Supermanhã, em Rádio Província 100.8 FM.

"Há Ciência na Província" é um espaço de ciência que pretende apresentar notícias do mundo científico, da natureza, curiosidades, mas também dar respostas a perguntas dos ouvintes. É um espaço aberto que conta com a bióloga Milene Matos, investigadora no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e coordenadora do projeto BIO Somos Todos.

 

O que são feromonas e para que servem?

O Mar Morto é mesmo morto?

Porque é que existem animais diurnos e noturnos?

Se tiver alguma questão sobre o mundo natural que queira ver respondida, bastará enviá-la por email para biosomostodos@gmail.com.

 

Ouça na emissão online, em 100.8 FM ou no canal BIO Somos Todos.

Natura Models

Procura uma experiência diferente? Um presente original?

A coleção de fotografias Amor Natura despertou uma onda de carinho inacreditável! Obrigado a todas as pessoas que partilharam o seu amor pela natureza e se deixaram fotografar - a todas as que AINDA não foram fotografadas, mas já expressaram o seu amor também.

O êxito da iniciativa leva o BIO Somos Todos e o fotógrafo Bernardo Conde a criar um novo desafio: Natura Models. Desejas ter uma foto como esta, expressando o teu amor (que pode ou não ser pela natureza)? Não sabes o que oferecer/receber no Natal? Que tal uma sessão fotográfica assim? Já provámos que qualquer pessoa é um modelo fotográfico, é só “sentir”.

 

Quem estiver interessado, pf entre em contacto :)
Amor Natura. Natura Models, somos todos!

Esta iniciativa permitirá ao projeto BIO Somos Todos ganhar alguma sustentabilidade, sendo que as receitas serão reinvestidas na conservação da natureza e em oportunidades de educação.

 

VillaBlitz - Sabores da Natureza

Villa Maria - BIO Living, Pampilhosa | 21 Maio 2016

 

Celebrando o Dia Internacional da Biodiversidade, declarado pelas Nações Unidas, e o Dia Europeu dos Parques, declarado pela Federação Europarc, a Villa Maria – BIO Living , na Pampilhosa receberá o primeiro Villa Blitz. O evento é dinamizado pela Living Place – Animação Turística e pelo projeto BIO Somos Todos, que convidam todos os curiosos e amantes da natureza para um dia inteiramente dedicado à exploração e interpretação da biodiversidade, na companhia de especialistas de diversas áreas. As pausas serão dedicadas aos sabores da natureza, havendo lugar para a degustação de especialidades gourmet feitas integralmente com ingredientes locais.

 

Miúdos e graúdos num fantástico roteiro científico, lúdico e gastronómico em plena natureza!

 

Da manhã à noite, das aves aos morcegos, venha ser biólogo por um dia. Conhecer as plantas, os animais, os métodos usados para os estudar… E deliciar-se com os sabores da natureza!

Workshop Identificação e Conservação de Anfíbios

Canelas, Estarreja | 06 maio 2016

Há sapos perigosos em Portugal? As salamandras não se queimam no fogo? O que são tritões? Todas estas questões serão respondidas no próximo dia 6 de Maio, 6a feira, no workshop de identificação, conservação e observação de anfíbios que se realizará na Fonte do Cabreiro, em Canelas, Estarreja.

O workshop é promovido pelo Projeto BIO Somos Todos, e surge no seguimento do “Save the Frog Day”, um dia internacionalmente celebrado com o objetivo de sensibilizar para a importância dos anfíbios, que contam com 33% das espécies em risco de extinção, a nível global.

O evento inicia pelas 20h00 na Fonte do Cabreiro e conta com uma parte teórica e uma parte prática. A introdução teórica será dinamizada pela bióloga Milene Matos e abordará a diversidade, ecologia e conservação de anfíbios, pretendendo-se também desmistificar alguns preconceitos e mitos associados a estes organismos. No final, os participantes partirão à aventura para observar e conhecer de perto os protagonistas da noite: sapos, salamandras e tritões.

Dia da Mãe 2016

01 Maio 2016

Mãe há só uma... E para celebrar um amor incomparável, um presente incomparável :)
No dia da mãe, plante amor. 
Com a sua mãe, ou em homenagem a ela, plante uma árvore. Nós tratamos de tudo, para garantir uma experiência personalizada e especial.

Dia da Árvore 2016

26 Março 2016 - Canelas, Estarreja

O Dia da Árvore, ou da Floresta, é mais uma oportunidade para despertar consciências para a necessidade de cuidarmos do ambiente. No BIO Somos Todos e na Living Place - Animação Turística, passamos também das palavras aos atos, e continuamos a missão de envolver TODOS na conservação da natureza.

26 de Março vamos até Canelas, Estarreja, para reflorestar a Fonte do Cabreiro. E tu, vais ficar em casa?

Atividade GRÁTIS, com início às 9h30.
INSCRIÇÕES on-line.

INFORMAÇÕES 
**Living Place: geral@livingplace.pt | 916 717 442
**BIO Somos Todos: biosomostodos@gmail.com
 

Dia do Pai 2016

16 Março 2016 - Pampilhosa (Mealhada) ou Canelas (Estarreja)

Porque há amores que não se descrevem com palavras… Demonstre-o com um gesto. Plante uma árvore. Viva o Dia do Pai em pleno, com uma experiência única de cumplicidade entre pai e filho/a, plantando um símbolo duradouro.

A nossa sugestão inclui um certificado de plantação (com as coordenadas da sua árvore, para que a possam revisitar sempre que queiram) com ficha informativa sobre a espécie. Ao aderir ao nosso Dia do Pai estará a contribuir a 100% para projetos ambientais e de educação.

BIO Somos Todos & Living Place - Animação Turística – Vivemos Sustentabilidade.

INFORMAÇÕES
**Living Place: Email geral@livingplace.pt; Telefone 916 717 442
**BIO Somos Todos: Email biosomostodos@gmail.com

PLANTAÇÕES disponíveis na zona de Estarreja ou Pampilhosa.

Fevereiro Vivo | 2016

7 e 21 de Fevereiro 2016

Quem disse que Fevereiro é mês de ficar em casa?
Com o BIO Somos Todos e a Living Place é mês de plantar, plantar! :)
Mas para plantar precisamos de alfaias e ferramentas, como enxadas, sachos, luvas, regadores...
Para dia 7 organizámos uma saída de campo ao Baixo Vouga Lagunar, guiada pelas biólogas da Universidade de Aveiro Rosa Pinho (flora) e Milene Matos (fauna), GRÁTIS!… Mas... aceitamos alfaias ou donativos para a sua compra!

No dia 21 rumamos à Villa Maria - ECO Living, na Pampilhosa, para plantar muitas árvores nativas!
Nos dois dias teremos almoço partilhado.

INSCRIÇÕES neste formulário.
INFORMAÇÕES
**Living Place: Email geral@livingplace.pt; Telefone 916 717 442
**BIO Somos Todos: Email biosomostodos@gmail.com

NOTA: Há comboio para ambas as saídas.

Ação de voluntariado | Plantações de reforço do arboreto

Mata Nacional do Buçaco, 19 dezembro 2015

Fotínias originárias da China, árvores-de-fogo da Nova Zelândia, cedros do Líbano e Calycanthus dos Estados Unidos da América são apenas alguns exemplos das árvores de coleção plantadas na Mata do Buçaco.

 

O objetivo desta ação foi contribuir para enriquecer o arboreto da Mata do Buçaco e repor a verdade botânica histórica do mesmo, que perdeu muitos exemplares únicos nas últimas décadas, face às sucessivas intempéries que assolaram a Mata. Pretendeu-se também sensibilizar os participantes para a proteção não só da floresta nativa, mas das florestas mistas maduras, com função ecológica de suma importância.

 


Notícia e Reportagem SIC

 

Ação de voluntariado 'BIOLOGIA a Plantar o Futuro'

22 Novembro 2015, Mata Nacional do Buçaco

Os novos estudantes do Departamento de Biologia da UA plantaram na Mata do Buçaco o pequeno carvalho que cada um recebeu no início do ano letivo.

A iniciativa, em jeito de praxe pedagógica, pretendeu estimular a ligação à Natureza entre os futuros biólogos e professores de Biologia e Geologia.

Mata Nacional do Buçaco: dos deuses ao Homem. Um reduto inestimável para a biodiversidade da região.

Aveiro, 29 Outubro 2015

CICLO DE PALESTRAS SOBRE BIODIVERSIDADE promovido pela ADERAV. Nesta primeira palestra teremos a Bióloga do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, Milene Matos, galardoada em 2015 com o Prémio Terre de Femmes da Fundação Yves Rocher, devido ao projeto “BIO SOMOS TODOS”, iniciado na Mata Nacional do Buçaco, uma das relíquias em património natural e cultural do Distrito de Aveiro.

Halloween pedagógico

Quinta Ecológica da Moita, 31 outubro 2015

"Criaturas das Trevas" é uma atividade para toda a família. O ponto de encontro é a antiga casa dos caseiros (Centro de Educação Ambiental), à entrada da Mata da Moita, dentro do Complexo Social da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, em Oliveirinha.
Vamos descobrir rãs-de-focinho-ponteagudo, morcegos, corujas-do-mato, uma grande diversidade de insetos com atividade noturna e toda a bicharada que faz da noite o seu dia, na Mata da Moita!

 

Visita guiada por Bernardo Conde (QEM), Tatiana Moreira (UVS-UA) e Milene Matos (UVS-UA, BIO Somos Todos).

Praxe sustentável DBio-UA e BIO Somos Todos

Integração consciente dos novos alunos de Biologia e Biologia&Geologia, Universidade de Aveiro.

Porque é que cada um dos cem caloiros do Departamento de Biologia (DBio) da Universidade de Aveiro (UA) tem um pequeno carvalho em casa, para cuidar como se de um filho se tratasse até à hora de o plantar, na Mata do Buçaco, por ocasião do Dia das Florestas Autóctones? Estão a ser praxados! A iniciativa, que conta com o apoio do BIO Somos Todos, pretende estimular a ligação à Natureza entre os futuros biólogos e professores de Biologia e Geologia, transformando-os em baby-sitters de carvalhos, vai ainda mais longe: cada um dos novos estudantes tem também mas mãos uma bolota que terá de semear e fazer germinar para que sejam os caloiros do próximo ano a plantar a árvore.

Fundo Escolar BIO Somos Todos

Candidaturas até 13 Setembro 2015.

Este Fundo visa contribuir para a promoção da consciência ambiental e social em crianças portuguesas até aos 14 anos. Consiste num subsídio de regresso às aulas no valor de 200€ para crianças do 1º ciclo e 250€ para crianças do 2º ciclo, de modo a aliviar o regresso às aulas que infelizmente muitas famílias enfrentam com dificuldades.

 

Até 13 de setembro, as crianças terão de apresentar um projeto a desenvolver ao longo do ano letivo, que ajude o ambiente ou a sua comunidade, e o subsídio será entregue à(s) proposta(s) mais original(is).

O regulamento está disponível aqui e as candidaturas apresentam-se em formulário online. Mais informações pelo email biosomostodos@gmail.com.

Prémio UA - BIO Somos Todos

Candidaturas até 16 Agosto 2015.

O Prémio “UA – BIO Somos Todos” visa contribuir para a promoção e o desenvolvimento da investigação científica no âmbito da sustentabilidade nas suas três componentes: ambiental, económica e social. Em concreto, distingue uma proposta de trabalho de investigação ao nível de mestrado, na área da sustentabilidade, que se evidencie “pelo seu caráter inovador, utilidade pública, benefícios ambientais e potencial de replicabilidade”.

Resultado de uma parceria entre o projeto BIO Somos Todos e a Universidade de Aveiro, o prémio garantirá a atribuição de uma bolsa que corresponde ao pagamento de propinas de um curso mestrado da UA, durante dois anos.

Verão azul, Verão verde

Até 21 Setembro 2015

Partilha na nossa página de facebook uma foto das tuas férias na natureza (praia, montanha, rio, floresta...), e por cada foto o BIO Somos Todos plantará uma árvore no Outono!

Dia Nacional dos Avós

Mata Nacional do Choupal, 26 Julho 2015

Em Portugal o Dia dos Avós celebra-se a 26 de julho. A celebração do dia dos avós é feita através de eventos e de atividades que pretendem demonstrar carinho e apreço a todos os avós. Esta data foi escolhida por ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. O projeto “Milene Matos - BIO Somos Todos” em parceria com a “Living Place - Animação Turística” desenvolveu uma atividade intergeracional que permitiu aos participantes conhecer um pouco da história, da fauna e da flora da Mata Nacional do Choupal, em Coimbra. A inclusão de atividade física  adaptada aos participantes e adequada ao espaço natural, permitiu criar um ambiente de satisfação e tranquilidade.

Identificação e Conservação de Morcegos

Coimbra, 24 Julho 2015

Coimbra dispensa apresentações, sendo que a sua história e beleza lhe valeram a recente classificação como Património Mundial, pela UNESCO.
As ruas de Coimbra revelam muitos segredos, guardados num sonho de capa e batina de demorada memória…
Mas passados tantos séculos, ainda há segredos por desvendar nas ruas noturnas de Coimbra.
A história edificada em pedra, é também história natural, furtiva aos olhares mais distraídos.


Convidamo-lo a vir conhecer outras fascinantes vidas que a noite coimbrense alberga: os morcegos. Um passeio noturno por ruas e vielas do centro histórico, da Universidade ao Quebra-Costas, numa revelação surpreendente destas curiosas formas de vida.

Bussaco BLITZ

Mata Nacional do Buçaco, 24 Maio 2015

No âmbito da celebração do Dia Internacional da Biodiversidade, declarado pelas Nações Unidas, e o Dia Europeu dos Parques, declarado pela Federação Europarc, a Fundação Mata do Buçaco, em colaboração com a Universidade de Aveiro e o Projeto Bio Somos Todos (Milene Matos), convidam todos os curiosos e amantes da natureza para um dia em cheio: o 1º Bussaco BLITZ.

Trata-se de um dia inteiro dedicado à exploração e interpretação da biodiversidade, na companhia de especialistas de diversas áreas para miúdos e graúdos!

 

Da manhã à noite, das aves aos morcegos, venha ser biólogo por um dia!  Conhecer as plantas, os animais, os métodos usados para os estudar…  E ganhar muitos prémios!

Workshop "Criaturas da Noite"

Calvão, 16 Maio 2015

Nesta ação fomos conhecer as fascinantes "Criaturas da noite": os morcegos. Um passeio noturno pela Lagoa de Calvão, numa revelação surpreendente destas curiosas formas de vida.
O passeio foi antecedido por uma contextualização teórica sobre a diversidade, ecologia e importância dos morcegos, o seu estudo e conservação. Foram também desmistificadas crenças e falsos mitos sobre estes mamíferos alados.

Voluntariado na Mata Nacional do Buçaco

Mata Nacional do Buçaco, 15 Maio 2015

Realizou-se hoje mais uma ação de voluntariado na Mata Nacional do Buçaco, no âmbito do projeto BRIGHT. Participaram cerca de 30 voluntários, contando com a presença de colaboradores do Grupo Montepio, participantes do Projeto Bio Somos Todos, de alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, da Escola Superior Agrária de Coimbra e da Universidade de Aveiro.

O arranque manual de espécies exóticas e a posterior plantação de autóctones foram os trabalhos desenvolvidos.

Recolha Solidária

Até 30 Maio 2015

Recolha solidária de roupas e brinquedos para as crianças do Hospital Psiquiátrico de Poltava, na Ucrânia.
Esta recolha destina-se a apoiar o projeto TERRE DE FEMMES de Olga Polyviana, vencedora ucraniana da edição de 2015.

 

Estão distribuídos vários pontos de recolha na zona norte e centro do país, que podem ser consultados aqui.

1ª Caminhada Solidária Living Place

Pampilhosa, 8 Maio 2015

A sustentabilidade baseia-se na gestão eficiente dos recursos comuns, de forma a atingir conjuntamente um objetivo maior. Dando mais um passo no caminho da sustentabilidade, doravante a Living Place organizará  caminhadas solidárias, de 2 em 2 semanas. Cada caminhada terá um objetivo ambiental ou social.

A 1ª caminhada será realizada em parceria com o projeto BIO Somos Todos e terá como objetivo a recolha de brinquedos e roupas para as crianças do Hospital Psiquiátrico de Poltava, na Ucrânia.

Voluntariado para Controlo de Invasoras

Mata Nacional do Buçaco, 11 Abril 2015

Nesta ação ambiental suportada pelo prémio Terre de Femmes foi controlado cerca de um hectare de invasoras, com a ajuda dos caloiros do Departamento de Biologia - Universidade de Aveiro e a respetiva Comissão De Faina Biologia, no seguimento do projeto Biologia a Plantar o Futuro iniciado em setembro passado.

Voluntariado no Parque Ambiental do Buçaquinho

22 Março 2015

No âmbito das comemorações do Dia da Árvore, efetuou-se no Parque Ambiental do Buçaquinho (PABU) uma ação de voluntariado para remoção de espécimes invasores, com posterior plantação de árvores nativas.

 

Esta ação foi realizada em parceria com a Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, a Fundação Mata do Buçaco, a Cafetaria do PABU e a Câmara Municipal de Ovar, além do projeto BIO Somos Todos.

Please reload

Ações a agendar

Testemunhos

 

Parceiros

 
bio somos todos
Apoio

Milene Matos

PT | EN

Follow me

 

 

 

  • facebook
  • LinkedIn Clean

©

 

©2014 Milene Matos

Todos os direitos reservados.